terça-feira, 18 de março de 2014

AVIÃO DESAPARECIDO: Como foram as horas finais do voo.

  • BBC
    Mapa acompanha as horas finais do voo MH370, da Malaysia Airlines, antes de perder contato com o Controle de Tráfego Aéreo
    Mapa acompanha as horas finais do voo MH370, da Malaysia Airlines, antes de perder contato com o Controle de Tráfego Aéreo
O mistério em torno do desaparecimento do voo MH370 da Malaysia Airlines aumentou ainda mais em meio a revelações de que o avião voou por horas depois do último contato com a torre de controle.

As buscas agora se concentram em vastas áreas no norte e no sul da Malásia, após sinais detectados por satélite indicarem que a aeronave estaria em algum ponto de dois corredores, um que se estenderia do norte até a Ásia Central ou outro, do sul em direção ao Oceano Índico.

A revelação no sábado passado, feita pelo primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak, sugere que o Boeing 777 foi intencionalmente desviado da rota por alguém dentro do avião uma hora depois da decolagem.

Com esses dados mais recentes, a BBC preparou algumas respostas a dúvidas sobre as últimas horas do misterioso voo.

Avião da Malaysia Airlines com 239 ocupantes desaparece90 fotos

82 / 90
17.mar.2014 - Alunos se reúnem em torno de obra de arte tridimensional, baseada no voo 370 da Malaysia Airlines, desaparecido desde 8 de março, pintada em Makati (Filipinas), nesta segunda-feira (17). Segundo um jornal de Cingapura, o voo assumiu uma manobra para evitar radares, intensificando a investigação sobre os pilotos do voo Leia maisRomeo Ranoco/Reuters

Quando o último contato foi feito?

O voo MH370 partiu do aeroporto internacional de Kuala Lumpur à 0h41 hora local de sábado (15h41 de Brasília na sexta-feira), e deveria aterrissar em Pequim, na China, às 6h30 hora local (19h30 de Brasília).

A Malaysia Airlines diz ter perdido o contato com a aeronave uma hora depois da decolagem.

Nenhum alerta de emergência ou mensagem foram enviadas.

O ACARS (sigla em inglês para Aircraft Communications Addressing and Reporting System), um sistema que permite a troca de mensagens curtas e simples por meio de radar e satélite entre o avião e autoridades em solo, foi desligado pouco tempo depois das 1h07 quando a aeronave cruzou a costa leste da Malásia.

Às 1h19, o copiloto disse: "Tudo certo, boa noite".

O transponder do avião, um aparelho eletrônico que emite uma resposta com dados como identificação, velocidade, altitude e posição da aeronave sempre que recebe um sinal de rádio-frequência, foi desligado após a última comunicação com o controle de tráfego aéreo da Malásia na fronteira do espaço aéreo com o Vietnã sobre o Mar do Sul da China.

Às 1h37, a próxima transmissão ACARS deveria acontecer, mas não foi enviada

Leia mais em: http://zip.net/btmPr3

Nenhum comentário:

Postar um comentário